“Façam o país que vocês desejam, vocês idealizam, vocês merecem”, General Villas Bôas
A elaboração de um Projeto de Nação nos traz uma oportunidade para buscarmos sinergia entre todos que integram a sociedade brasileira e, colocando o interesse coletivo como referência, encontrarmos os caminhos que conduzam à paz e à prosperidade. “É o que esperam de nós as gerações futuras, os países que nos são vizinhos e os que desejam compartilhar um futuro comum.Somos talvez o único país com capacidade de inaugurar um novo caminho de desenvolvimento, a partir das qualidades de nossa gente, assinaladas no início dessas palavras”, General Villas Bôas.
Pensando no povo brasileiro e no futuro que queremos – e merecemos, o Projeto de Nação nasceu e foi eleito como um dos pilares do Instituto General Villas Bôas. Ele será a sonhada Grande Estratégia Brasileira, que só existiu em algumas oportunidades, nas três décadas após a 2ª Guerra Mundial, mas sem a dimensão que se pretende e a vital continuidade.
Um país rico
Um país rico
Esse enorme cartel de singularidades vive sobre uma base física que metaforicamente constitui uma arca plena de riquezas, sobre as quais estamos sentados, desconhecendo o conteúdo e tampouco sabendo como abri-la.
O que nos falta para que se produza uma mobilização da vontade e das capacidades no sentido de soberanamente os utilizemos atendendo prioritariamente às necessidades do nosso povo?
“Infelizmente, nossa sociedade se deixou impregnar por esquemas mentais que nos são estranhos, depois de cinquenta anos em que, a despeito das precariedades, trazíamos conosco um senso de grandeza, aliado a uma ideologia de desenvolvimento e a um sentido de progresso”, analisa o General. Desde os anos 80, não atentamos a que nos estávamos deixando fracionar.
É preciso
É preciso
Carecemos de um projeto nacional que nos possibilite ter um olhar em direção ao interesse comum, capaz de nos livrar da prevalência do individualismo, do imediatismo e dos interesses grupais ou corporativos.
O Projeto de Nação definirá rumos, objetivos e diretrizes para se elaborar as estratégias nacionais e setoriais prioritárias, que permitam construirmos o Brasil que sonharmos e refletirmos no Projeto.
Somos todos Brasil!
Num segundo momento, a programação inclui simpósios com a participação dos mais diversos atores – os cidadãos e pessoas jurídicas dos setores públicos e privados e da sociedade civil.
Junte-se a nós!
Como funciona?
Como funciona?
O Projeto de Nação já está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Sagres e o Instituto Federalista. Os primeiros trabalhos elencaram as áreas e temas específicos para debate:
II - Desenvolvimento
- Economia Internacional
- Economia Nacional
- Bioeconomia
- Agricultura
- Indústria
- Comércio
- Turismo
- Energia
- Mineração
- Educação
- CT&I
- Infraestrutura
III - Segurança, Relações Externas e Inteligência
- Relações Exteriores
- Defesa
- Inteligência Estratégica
Fale conosco
Fale conosco
Instituto General Villas Bôas
CNPJ 37.270.193/0001-00
Edifício Armando Monteiro Neto
SBN Quadra 01, Bloco I, 8º andar – Asa Norte
CEP 70040-913 Brasília-DF
Telefone: (61) 3317-1251
E-mail: faleconosco@igvb.org
Estamos nas redes sociais:
Faça sua doação:
Banco do Brasil
Agência – 1003-0
Conta Corrente – 66.909-1
Caixa Econômica Federal
Agência – 2407
Conta Corrente – 4465-5