O Instituto General Villas Bôas formou Conselho Editorial para o lançamento da Coleção General Villas Bôas, parte de um projeto para publicar 200 livros até o Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022. O primeiro encontro de trabalho do Conselho Editorial foi no dia 19 de agosto. Via plataforma on-line, o General Villas Bôas abriu a reunião com a citação de Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. E continuou: “Este trabalho é o início de um projeto muito maior – um Projeto de Nação. Queremos resgatar grandes pensadores para que as novas gerações conheçam suas ideias e vejam-se, portanto, como cidadãos estratégicos e atuantes na construção do Brasil que merecemos”.
Os primeiros títulos foram escolhidos pelo próprio General Villas Bôas, que assina o prefácio junto a convidados do Conselho Editorial do projeto. Os exemplares serão editados com capa exclusiva.
O Diretor do Instituto General Villas Bôas, General Marco Aurélio Vieira, esclarece: “Trata- se de uma iniciativa cultural, sem conotação política ou partidária”. Ele assinala que os trabalhos estão no início e que as atividades ainda se resumem à escolha e indicação de obras a serem apresentadas ao General Villas Bôas. “Depois disso, decidiremos em comum acordo quais os títulos a serem publicados”, finaliza.
Além da Coleção General Villas Bôas – Fundamentos Teóricos da Estratégia Brasileira, serão publicados os primeiros quatro livros da Coleção Marechal Rondon – Amazônia, do Inferno Verde ao Século XXI, que também integra o mesmo projeto. As 200 escolhidas serão obras-referência sobre História, Pensamento Estratégico e Democracia no Brasil, divididas em coleções batizadas em referência a importantes personagens da nossa história.
INTEGRAM O CONSELHO EDITORIAL:
- General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
- General Marco Aurélio Costa Vieira, diretor do Instituto General Villas Bôas
- General Alberto Cardoso, do Conselho Superior do Instituto General Villas Bôas
- Professor Doutor Antônio Flávio Testa, UnB, Senado
- Embaixador Carlos Henrique Cardim, Professor Doutor, UnB, Itamaraty
- Professor Doutor Carlos Hugo Studart, UnB
- Jornalista Jorge Henrique Cartaxo, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF)
- Professor Doutor José Theodoro Menck, Câmara dos Deputados
- Professor Doutor Marcelo Grangeiro Quirino, Capes/MEC
- Professor Doutor Marcus Vinícius Rodrigues, FGV
- General Luis Eduardo Rocha Paiva, Sagres
- General Ridauto Lúcio Fernandes, Sagres
- Professor Doutor Paulo Roberto Kramer, UnB
- Professor Doutor Ronaldo Britto Poletti, UnB, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF)