Primeiro livro a venda do lançamento da coleção “Pensadores do Brasil”: A Organização Nacional, de Alberto Torres, com prefácio do Professor Carlos Ivan Simonsen
Nesta obra basilar do pensamento brasileiro, o jornalista, advogado e político Alberto Torres busca definir a vocação do Brasil, ou seu lugar no mundo, a partir de nossa personalidade como país, tanto do ponto de vista histórico como geopolítico e social. Como aponta no Prefácio desta edição o professor Carlos Ivan Simonsen Leal, Alberto Torres – que era amigo de seu pai e a quem conheceu quando criança – busca um caminho construtivo, menos vinculado a ideologias surgidas na esteira do capitalismo industrial. A partir do diagnóstico da identidade nacional, Torres defende um governo para a liberdade, porém temperada com um Estado capaz de proteger os interesses coletivos dos excessos de ganância e eventualmente a corrupção, que vicejam tanto num terreno de liberdade sem supervisão, quanto na burocracia dos regimes dirigistas.
Este é o primeiro livro a venda do lançamento que marcou o início de uma missão: editar 200 livros da coleção “Pensadores do Brasil” até 2022, para comemorar os 200 anos de Independência do Brasil.