Notícias

IGVB, SAGRES E FEDERALISTA LANÇAM PROJETO DE NAÇÃO

Parceria entre o Instituto General Villas Bôas, o Instituto Sagres e o Instituto Federalista, o Projeto de Nação foi apresentado na noite de quinta-feira, 19 de maio, na sede da FHE Poupex, em Brasília. Com abertura do General Villas Bôas e encerramento do Vice-Presidente da República, General Mourão, o evento reuniu autoridades e público em geral, e foi também transmitido ao vivo pelo canal do Sagres no Youtube.

A presidente do IGVB, Maria Aparecida Villas Bôas, leu o discurso do General Villas Bôas

“Certamente, aqui está uma parcela importante do pensamento estratégico do Brasil”, registrou o General Villas Bôas no discurso lido pela Presidente do IGVB, Maria Aparecida Villas Bôas. Marcamos presença também com o Diretor Executivo, Alexandre Chitarrelli Torres, que, junto com o General Villas Bôas e os diretores dos institutos parceiros, recebeu solenemente um exemplar do documento final do Projeto de Nação. 

 

Em suas palavras, Thomas Korontai, presidente do Instituto Federalista, homenageou o General Villas Bôas: “É justo e mister homenagear, ainda, o General Villas Bôas pela sua dedicação inquebrantável ao Brasil e pelo interesse, com o seu conhecimento, prestígio e experiência em ajudar a pensar o futuro desta grande Nação, por meio do instituto que criou: o IGVB”. E resumiu: “O Projeto de Nação não é algo individual, é o produto de muitas cabeças pensantes comprometidas com o futuro glorioso de nossa Pátria”. 

Integrantes e dirigentes dos institutos parceiros receberam o documento do Projeto de Nação

Além dele, falaram o presidente do Instituto Sagres, Coronel Raul Sturari; o conselheiro do IGVB e Diretor de Geopolítica e Conflitos do Instituto Sagres, General Luiz Eduardo Rocha Paiva, que detalhou o Projeto de Nação aos presentes; e a vice-presidente do Instituto Sagres, Verônica Korilio, que ao final agradeceu a todos que participaram dos trabalhos do Projeto de Nação. 

 

A cerimônia foi abrilhantada pela participação da fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, que tocou o Hino Nacional, e do Coral do Colégio Militar de Brasília, que entoou Aquarela do Brasil. 

Coral do Colégio Militar de Brasília cantou “Aquarela do Brasil”

Por fim, em suas palavras, o General Mourão exaltou o “trabalho de gigantes” executado pelos institutos parceiros e concluiu: “Eu saio daqui esta noite extremamente recompensado por tudo que vi e por, mais uma vez, acreditar que aqui está sendo lançada a pedra fundamental para aquilo que eu considero que é o Destino Manifesto do nosso País: ser a maior e mais próspera democracia liberal ao sul do Equador”.

 

No processo de construção do Projeto de Nação, estiveram envolvidas mais de 2,5 mil pessoas, seja respondendo às questões propostas pela equipe de análise ou no desdobramento dos 37 cenários temáticos estratégicos elencados como de alta relevância (como saúde, segurança pública, defesa, infraestrutura estratégica, matriz energética, mineração, risco Brasil, insegurança jurídica, futuro da democracia, Brasil pós-pandemia, entre outros). O objetivo foi apontar rumos claros e objetivos para os grandes desafios nacionais. 

Vice-Presidente da República, o General Mourão cumprimenta o General Villas Bôas

Em breve, o documento do Projeto de Nação estará disponível para download nos sites dos institutos parceiros.

Para assistir a cerimônia, é possível acessar o link do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ZNhzTS-aDF4

Deixe uma resposta