Notícias

ILÍCITOS NA AMAZÔNIA ESTIVERAM NA PAUTA DO 2º DIA DO 2º WEBINAR IGVB

Delegado aposentado da Polícia Federal, Mauro Sposito foi o convidado deste segundo dia do 2º Webinar IGVB – Brasil 2022: 200 Anos de Independência. Com apresentação do jornalista Alexandre Garcia, e participação on-line do General Villas Bôas, o encontro aconteceu na quinta-feira, 07 de Outubro, e teve na pauta: criminalidade, narcotráfico e questão ambiental na Amazônia.

Entre outros dados, Sposito trouxe a rota da cocaína na América Latina, em como a droga chega no Brasil pela fronteira da Amazônia, como em Benjamin Constant, cidade do Amazonas que faz fronteira com Peru e Colômbia. “Nós temos um valor estimado da evasão de divisas, apenas pela aquela regiãozinha de Tabatinga/Benjamin Constant, no estado do Amazonas, de 4 bilhões, 589 milhões, 440 mil reais (R$ 4.589.440.000,00). Dinheiro que não acaba mais”, citou.

Consumo

Sobre o consumo de cocaína no Brasil, ele disse: “O Brasil consome 4x mais cocaína do que a média mundial, especificando que 1,75% da população adulta do Brasil consome cocaína, enquanto o índice mundial é de 0,4%. E a população adulta, eu não falo só em população adulta, eu falo é dos coitados dos nossos jovens, exato, que a gente encontra aí, falando no linguajar deles, noiados. De cada 100 brasileiros, nós encontramos pelo menos dois noiados”. Já com relação ao crack, o Brasil é o maior consumidor do mundo.

O delegado abordou, ainda, mineração em terras indígenas e a questão indígena, falando de indigenismo e indigenato e das organizações indígenas que floresceram após a declaração das nações unidas sobre os direitos dos povos indígenas. Ele fala, também, nas ONGs que se estabelecem na Amazônia.
.
O 2º Webinar IGVB foi transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, onde pode haver interação com os palestrantes, e pela página do IGVB no Facebook. A gravação deste dia pode ser vista no canal do IGVB no Youtube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=7eSvwcpKFPY ou no perfil do Facebook, no link: https://www.facebook.com/InstitutoGVB/videos/225131902989370.

Antes do Webinar, Mauro Sposito foi ao encontro do General Villas Bôas

Deixe uma resposta

×

Powered by WhatsApp Chat

×