Notícias

INSTITUTO GENERAL VILLAS BÔAS FIRMA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES

Por 06/10/2020 Sem comentários

O Instituto General Villas Bôas (IGVB) firmou Acordo de Cooperação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em cerimônia na sede do órgão público, na Esplanada dos Ministérios, no dia 2 de setembro de 2020. No mesmo evento, a parceria entre o MCTI, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciou um edital de R$ 40 milhões para projetos de tecnologia assistiva – que está disponível entre os dias 7 e 18 de setembro, no portal: www.finep.gov.br.

Estiveram presentes o Ministro Marcos Pontes, do MCTI, e a Ministra Damares Alves, do MMFDH, o Diretor-Presidente do IGVB, General Marco Aurélio Vieira, e a Presidente do Conselho Superior do IGVB, Maria Aparecida Villas Bôas, esposa do Gen Villas Bôas. O General Villas Bôas é do grupo de risco da Covid-19 e se mantém em isolamento em casa, mas participou do evento via plataforma on-line.

“O Instituto General Villas Bôas comemora efusivamente e considera um marco na sua história a circunstância de nos associarmos ao MCTI, juntamente com o nosso ídolo astronauta brasileiro, na busca de novas tecnologias, no incentivo às nobres iniciativas, na captação de recursos, na seleção de projetos que possam criar espaços de convivência mais humanos, que possam incluir mais brasileiros no trabalho produtivo, independentemente de suas condições físicas ou sociais. Sr. Ministro, saiba que o IGVB muito se orgulha de a partir de hoje ombrear com os nobres destinos do MCTI e agradece publicamente a possibilidade de nos associarmos aos que fazem de nós um campo de esperança”, registrou o General Villas Bôas, em discurso escrito com os olhos, com ajuda de tecnologia assistiva. As palavras foram lidas pela senhora Maria Aparecida Villas Bôas e aplaudido de pé pelos presentes.

Junto ao MCTI, o IGVB encontra espaço para apostar na inovação tecnológica como forma de desenvolver tecnologia assistiva, buscar investimentos e fazer com que novos itens cheguem a quem precisa das TA para viver e se manter produtivo. A assinatura não implica no repasse de recursos entre as entidades. “No acordo, o IGVB atua para desenvolver projetos de inovação junto ao MCTI para apresentar a investidores privados, de forma que façamos as coisas acontecerem”, explica o Diretor-Presidente do IGVB, General Marco Aurélio Vieira. O objetivo do IGVB é a captação de financiamentos nacionais e estrangeiros.

Além do MCTI, o IGVB já assinou um termo de cooperação técnica com o Instituto Global Biosfera. Também há um memorando de entendimento com o Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas, para atuação conjunta no Projeto de Nação – iniciativa do General Villas Bôas que hoje é desenvolvida pelo IGVB em parceria com o Sagres e o Instituto Federalista. Atualmente, o Projeto de Nação está na fase de formação de cenários, a partir do estudo e debate entre especialistas – os simpósios, importantes momentos de interação – foram adiados devido à Pandemia. Os primeiros trabalhos elencaram temas específicos para debate: I – Política e Estratégia; II – Desenvolvimento; III – Segurança, Relações Externas e Inteligência e IV – Bem Estar Nacional, cada um com subtópicos. Outros detalhes sobre o Projeto de Nação podem ser obtidos aqui.

Veja a galeria abaixo: