Notícias

PALESTRA “GENERAL VILLAS BÔAS E A ELA” EMOCIONOU O PÚBLICO

Com a ajuda de tecnologia assistiva, o General Villas Bôas apresentou palestra que contou sua trajetória com a ELA

No dia 06 de julho, o Instituto General Villas Bôas promoveu evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), com palestra do General sobre sua trajetória com a doença. Dezenas de pessoas prestigiaram o evento no auditório da FHE Poupex, em Brasília. Outras 150 acompanharam a transmissão on-line, pelo canal do IGVB no Youtube.

O encontro teve início com música, quando o amigo Jorge Barros homenageou o General entoando suas canções favoritas, como a marcante “Tocando em frente”.

O amigo Jorge Barros tocou as músicas favoritas do General

Na sequência, a Mestre de Cerimônias apresentou a temática e convidou Dona Cida e o General Villas Bõas a subir ao palco. Então, o Diretor Executivo do IGVB, Alexandre Chitarrelli Torres, falou aos presentes: “Nestes dois anos de existência, o Instituto General Villas Bôas teve conquistas importantes. Hoje somos referência em discussões sobre geopolítica e Amazônia, tecnologia assistiva e doenças raras. Exatamente como deseja a nossa presidente, Dona Cida Villas Bôas, e o General. Aliás, é a visão dele e a segurança em seus propósitos que nos tornam uma instituição forte.”

Saúde mental

A psicóloga Patrícia Maretti, da Clínica Patrícia Maretti de Psicologia e Saúde Integral, trouxe a palestra: “O Cuida…dor”, que aborda os desafios do cuidado com uma pessoa que tenha doença rara, como a ELA, e manter-se saudável também, com a saúde física e mental em dia. Emocionada, Patrícia agradeceu mais uma oportunidade de estar ao lado do General Villas Bôas, como em outros anos quando palestraram juntos sobre a temática do Setembro Amarelo e valorização da vida.

Patrícia Maretti agradeceu mais uma oportunidade de palestrar junto do General Villas Bôas

Família Villas Bôas

A filha mais nova do General, Adriana Haas Villas Bôas, falou em nome da família e emocionou todos que assistiam o evento. “Eu costumo dizer que o diagnóstico de uma doença, seja ela rara ou não, é como um meteoro no meio da família. E na hora que o meteoro cai vai cada um pra um lado e a gente não sabe o que fazer. A gente fica completamente perdido porque nós não temos orientação, entramos num grande vazio e o medo toma conta dessa família. E a desestrutura vem. Não pensem que no meio da família Villas Bôas isso não aconteceu. Aconteceu. Cada um foi chorar no seu quarto, cada um foi chorar na sua cama, porque a gente tinha medo de chorar na frente do outro e deixar o outro mal, porque a gente tinha medo de pesar para o outro, que já estava carregando um fardo de um diagnóstico. E, complementando o que a Paty falou: os amigos é que vão juntando esses caquinhos. Então, quando as pessoas vão lá em casa nos visitar, desde o início, quando seguram a mão do velho aqui, quando seguram as nossas mãos, é que vai nos reerguendo e a gente vai tomando fôlego para sair e para continuar lutando”, registrou.

Drika falou em nome da família e emocionou a todos

Após as palavras da Drika, foi a vez da esperada palestra “General Villas Bôas e ELA”. Em poucos minutos, todo o auditório e a plateia virtual puderam conhecer um pouco da trajetória do General nesses anos desde o diagnóstico, ainda enquanto Comandante do Exército, até os dias atuais, passando pelos procedimentos e adaptações necessárias, sem perder a vontade de viver e se manter produtivo. Ao final, entre lágrimas e sorrisos, o público aplaudiu de pé.

Por fim, a presidente do IGVB, Maria Aparecida Villas Bôas, leu o discurso escrito pelo General para a ocasião. Ao final, agradeceu a participação do grupo de voluntárias a quem o General chamou de “Meninas de Preto” e a presença de todos que acompanharam a programação, seja presencialmente ou pela internet, em todos os cantos do País.

Grupo de voluntárias “Meninas de Preto” atuou na organização do evento

Como parte do evento, durante todo o dia no saguão da FHE Poupex ocorreu o Bazar do Bem, com parte do lucro para o grupo de ação social Rompendo Mais Fronteiras.

Confira o evento “General Villas Bôas e a ELA” na íntegra, pelo canal do IGVB no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=8iNc2sWYjaY&t=3772s

Destacamos o discurso da Drika no instagram: https://www.instagram.com/p/Cg5HitagRTN/

Confira as fotos de Cátia Spegiorin

Deixe uma resposta