Notícias

DIA DA AMAZÔNIA

Por General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas


“Em 5 de setembro de 1850, D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, o atual Estado do Amazonas. Consolidava-se a incorporação no mapa político e na dinâmica nacional.

O Exército foi o principal protagonista desta evolução, desde 1616 quando os portugueses, alarmados pela presença de ingleses, holandeses, franceses e espanhóis, tomaram a peito a tarefa de expulsá-los. Imediatamente trataram de preencher os espaços até então vazios. O primeiro passo coube à Pedro Teixeira, que, com impressionante determinação, impulsionado por remos e velas, chegou à Quito. Durante o retorno tomou posse do território percorrido, o que configurou as dimensões continentais do Brasil. Os portugueses deram seguimento as ações de posse, por meio de entradas e bandeiras, construção de fortes, colônias militares e, os contemporâneos Pelotões Especiais de Fronteiras.

O coração do soldado está onde a família estiver. Por essa razão, junto aos militares encontraremos as famílias solidárias, vivendo junto aos maridos e pais, as rotinas e agruras próprias da selva. Para isso não recebem nenhuma recompensa material. Pela juventude, talvez não percebam a grandeza do que fazem. Estão ali pelo dom de servir, pela devoção ao exército e pelo amor ao Brasil.

Merecem hoje ouvir em uníssono, de todos os brasileiros, um vibrante e altivo brado de SELVA!”

Deixe uma resposta