Notícias

INSTITUTO GENERAL VILLAS BÔAS APRESENTA PROJETO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E ASSINA PROTOCOLOS DE INTENÇÕES

Por 09/10/2020 Um comentário

O Instituto General Villas Bôas apresentou o projeto Moda Connect, em solenidade no dia 9 de outubro, no Auditório do Edifício Armando Monteiro Neto, no Setor Bancário Norte. O encontro acontece respeitando as medidas de distanciamento social e teve a participação do General Eduardo Villas Bôas via plataforma on-line. Na oportunidade, o IGVB assinou Protocolo de Intenções com o Instituto Brasileiro de Formação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Universidade de Brasília (UnB) e a ONG Programando o Futuro, todos parceiros na iniciativa. Um dos pontos altos do evento foi a entrega de um aparelho Tobii Dynavox, tecnologia assistiva para comunicação e escrita, feita pelo representante Rafael Alves à estudante da UNB, Millena Silva de Moraes.

MODA CONNECT

O projeto Moda Connect surgiu em 2019 como um movimento que combina a capacitação de jovens com deficiência motora, mas cognitivo preservado, em habilidades
necessárias ao setor produtivo – neste caso, à produção de moda sustentável. Coordenada por Ana Beatriz Goldstein, a iniciativa gerou frutos e conseguiu espaço no mercado: em 2021, insumos, bordados e peças produzidos aqui serão apresentados na Semana de Moda de Milão, na Itália. Para isso, no entanto, o Moda Connect precisou se expandir e virar um projeto de capacitação profissional. O IGVB viabiliza a iniciativa, com apoio da OEI e do IBICT, que vai entrar como parceiro na plataforma on-line (os módulos a distância correspondem à 25% da formação).

De outubro de 2020 até julho de 2021, devem ser formados 300 profissionais em cursos on-line e presenciais, com módulos voltados à produção de matéria-prima sustentável, modelagem, costura, produção associada ao turismo, gestão de produto e logística para exportação e capacitação de empresas de moda para o mercado internacional, entre outros. O público-alvo são jovens em situação de vulnerabilidade, com ou sem deficiência, artesãs, costureiras, bordadeiras, designers, estudantes e empreendedores que tenham interesse em entrar no setor de moda sustentável.

TOBII

Outra grande parceria anunciada na solenidade foi com o projeto Rompendo Barreiras, também coordenado por Ana Beatriz Goldstein, que promove a profissionalização de jovens paraplégicos ou tetraplégicos com limitação de movimentos, mas cognitivo preservado. O objetivo é capacitá-los como mão-de-obra, onde o setor produtivo necessitar. Para isso, o projeto vem crescendo e chegou ao Rio Grande do Sul e será desenvolvido nos Institutos Federais (IFRS), a partir de 2021.

Também do Rompendo Barreiras é a estudante de Direito da UnB Millena Silva de Moraes, 21 anos, que tem paralisia cerebral. Millena está na fase final do curso e, na solenidade, recebeu um notebook – doado pela ONG Programando o Futuro – e um aparelho Tobii Dynavox, cedido pela empresa Civiam, um “mouse ocular” para que possa redigir com os olhos o Trabalho de Conclusão de Curso. “Primeiramente, eu venho aqui agradecer a todos que deram as mãos para que o meu futuro aconteça de fato, não fique só no papel, mas que seja realidade”, agradeceu Millena. O mesmo instrumento é utilizado pelo General Villas Bôas, que no momento está escrevendo seu segundo livro com auxílio dessa tecnologia. “Hoje eu vi que tem outras pessoas com o mesmo sonho que o meu, e vi as portas se abrindo. Eu fui muito feliz, porque só assim a gente vai fazer um mundo melhor e mais inclusivo”, finalizou.

ASSINATURA

Na sequência, o Diretor-Presidente do IGVB, General Marco Aurélio Costa Vieira, assinou os protocolos de intenções com a Universidade de Brasília, representada pela Reitora Dra Márcia Abrahão; com o IBICT, representado por sua Diretora Presidente Dra Cecília Leite e com a ONG Programando o Futuro, representada por seu coordenador, Vilmar Simion. Juntos à mesa principal, também estiveram a Presidente do Conselho Superior do IGVB, Maria Aparecida Villas Bôas; a Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos; a Deputada Federal Paula Belmonte; o Deputado Federal General Peternelli e o Coordenador de Indústria e Serviços da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimento (APEX), Gabriel Issacsson.

Também marcaram presença no evento: Sérgio Fernandes Ferreira, Diretor do Departamento de Empreendedorismo Cultural da Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade, instituição da Secretaria Especial da Cultura, no Ministério do Turismo; o Vice-Almirante Sérgio Goldstein, Diretor de Administração e Finanças do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam); Sérgio Maymone, Diretor-Presidente do Instituto Hands Free; a professora Josi Medeiros, coordenadora do grupo Concretamente Brasília e a senhora Malba Aguiar, idealizadora do programa de Iconografia do Distrito Federal e uma das profissionais que vai atuar no Moda Connect.

Via plataforma on-line, além do General Villas Bôas, participaram: o senador Izalci Lucas; o professor Ricardo Magalhães Dias Cardozo, Coordenador do Fórum de Dirigentes de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal Norte de Minas Gerais; o professor Weber Tavares, Gerente de Projetos da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, da Secretaria de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC) e Allan dos Santos Torres, Coordenador de Desenvolvimento de Cooperação Técnica da OEI Brasil.

Fotos Letícia Gloria e Neuza Meller

Um comentário

Deixe uma resposta