Notícias

MEIO AMBIENTE, SOBERANIA NACIONAL E ONGS NA AMAZÔNIA PAUTAM ÚLTIMO DIA DO 4º WEBINAR IGVB

No dia 12 de julho, o Diretor Executivo, Alexandre Chitarrelli Torres, recebeu o General Villas Bôas na sede do IGVB para o último dia de debates do 4° Webinar. Junto com o mediador, jornalista Alexandre Garcia, e a presidente do IGVB, Maria Aparecida Villas Bôas, o General acompanhou as palestras da deputada federal Carla Zambelli e do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Na pauta: meio ambiente, soberania nacional e ONGs na Amazônia.

 

Da esq. para a direita: o Diretor Executivo do IGVB, Alexandre Chitarrelli Torres; os palestrantes Ricardo Salles e Carla Zambelli; D Cida Villas Bôas; o mediador Alexandre Garcia e o General Villas Bôas

CRÉDITOS DE CARBONO

Ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, Carla Zambelli esteve na 16ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP 26), no ano passado, e comentou como as decisões tomadas lá afetam os brasileiros. Para ela, a venda de créditos de carbono para outros países é uma oportunidade de gerar bilhões de dólares de investimento internacional no Brasil. “Independente de eu concordar ou não do motivo pelo qual isso gerou pra gente uma obrigação, uma obrigatoriedade, a gente está encontrando uma oportunidade de gerar renda para esse povo que hoje vive do desmatamento. Porque, o que é que eles vão perceber? Que dentro do mercado voluntário eles vão ganhar dinheiro com a floresta em pé”, analisou. Carla falou, ainda, sobre as críticas ao Brasil nas questões ambientais.

 

Deputada Carla Zambelli falou sobre os impactos da COP 26 na soberania nacional

INTERESSE

“A gente vê que a informação que vem para o Sudeste, vem para o Sul do Brasil, vai para a Europa, vai para os Estados Unidos, não condiz com a realidade da Amazônia e parte dessas informações é propositalmente disseminada de forma equivocada, travestida, modificada, adulterada por ONGs, por ONGs que utilizam a Amazônia para ganhar dinheiro”, denunciou Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente. Ele aponta que muitas ONGs prestam serviços a empresas e grupos econômicos ou concorrentes dos brasileiros, em setores como o agronegócio, e ganham espaço denegrindo a imagem do Brasil. Ricardo relatou também suas viagens pela Amazônia enquanto ministro, a interação com os indígenas e as reações dos estrangeiros que integravam as comitivas.

 

Ricardo Salles falou sobre as ONGs da Amazônia e a realidade dos amazônidas

Perdeu a transmissão ao vivo? Assista as participações na íntegra no Canal do IGVB no Youtube.

Saiba mais sobre as outras edições do Webinar IGVB aqui.

Todo o conteúdo do 4º Webinar irá resultar num e-book a ser disponibilizado aqui no site.

Fotos: Cátia Spegiorin Fotografia

Ao final, D Cida leu as palavras de agradecimento do General Villas Bôas

Deixe uma resposta