Notícias

MINERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FORAM OS TEMAS DO SEGUNDO DIA DO 4º WEBINAR

Mineração na Amazônia foi o assunto em pauta no segundo dia do 4º Webinar IGVB – Brasil 2022: 200 Anos de Independência, em 05 de julho. Com participação on-line do General Villas Bôas e presencial da presidente do IGVB, Maria Aparecida Villas Bôas, e do Diretor Executivo do IGVB, Alexandre Chitarrelli Torres, o encontro teve mediação do jornalista Alexandre Garcia. Os palestrantes do dia foram o presidente da Fundação Amazônica de Migrações e Meio Ambiente (Finama), Antonio Feijão, e o garimpeiro e conselheiro de unidades de conservação ambiental, Marcelo Norkey.

Em discurso de abertura, General enalteceu as condecorações gaúchas recebidas por Alexandre Garcia

HOMENAGEM

As palavras de abertura, escritas pelo General Villas Bôas e lidas pela presidente do IGVB, Maria Aparecida Villas Bôas, exaltaram o jornalista Alexandre Garcia, mediador do Webinar: “Trato de me redimir perante o Alexandre Garcia por não termos comemorado as condecorações recebidas no Rio Grande do Sul por ele. Os desavisados, Alexandre, desconhecem que as condecorações gaúchas são concedidas em reconhecimento a atos de bravura em combate. Esta é a bravura que presenciamos no dia a dia. O IGVB sente orgulho por tê-lo como membro honorário”, ressaltou. 

Alexandre Garcia agradeceu: “General Villas Bôas, acabo de receber mais uma condecoração gaúcha, de um gaúcho de Cruz Alta. Muitíssimo obrigado, realmente a vida é um combate, como diz o I-Juca-Pirama. E vamos em frente, vamos continuar combatendo pela bandeira verde e amarela deste país”.

 

MINERAÇÃO

Antonio Feijão falou sobre Mineração na Amazônia e os inimigos invisíveis

Primeiro palestrante da tarde, Antonio Feijão falou sobre a história da Amazônia, defendeu que a Nação precisa se unir para pensar a Amazônia e citou o que ele chama de inimigos invisíveis. “Toda essa área de blindagem sobre as intervenções na Amazônia, desse metafederalismo, está criando uma inquisição climática e todo e qualquer investimento na Amazônia tem dificuldade de se licenciar ou sofre interferência”, avalia.  

O presidente da Finama explica que esse fenômeno prejudica a economia local e deixa o povo sem opção. “O que que está restando pra essa gente? Vir embora pro Sul e Sudeste ele não vem não. Porque, onde é que um funcionário de construção civil lá de São Paulo, com três cuiadas concentra numa bateia 4 gramas de ouro? Nós estamos falando aí de 1.200 reais”, registra.

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Marcelo Norkey defendeu o extrativismo mineral sustentável

Em sua participação, Marcelo Norkey defendeu o extrativismo mineral sustentável e o equilíbrio socioambiental. “Hoje, quando se fala da Amazônia, só se fala em preservação. Mas não é isso. O desenvolvimento sustentável é um tripé: você tem a economia, o social e o ambiental – e isso faz com que toda a natureza se sustente”, define. 

Em tom de denúncia, falou sobre as pessoas que vivem em unidades de conservação no Pará e na legislação que deixa de ser cumprida por lá. “Nós na Amazônia sentimos falta de uma coisa importante, que no resto do Brasil tem: que é a Constituição. A Constituição só vai para lá para nos punir”, disse. 

Perdeu a transmissão ao vivo? Assista as participações na íntegra no nosso canal do Youtube

Saiba mais sobre todas as edições do Webinar IGVB na página www.igvb.org/webinar.

Todo o conteúdo do 4º Webinar irá resultar num e-book a ser disponibilizado aqui no site. 

Fotos: Cátia Spegiorin Fotografia 

Deixe uma resposta